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Em eleição simulada, alunos da Escola Sesi fazem campanha e aprendem sobre cidadania

Alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Sesi Campo Grande embarcaram em uma jornada educativa única, participando de eleições em um país fictício chamado “País Sesi”. Sob a orientação de professores de redação, português e história, os estudantes mergulharam em debates sobre diversidade e inclusão social, explorando conceitos-chave de cidadania e processo eleitoral.

A iniciativa tinha como objetivo central realizar uma eleição presidencial simulada, proporcionando aos alunos uma experiência prática e imersiva na democracia participativa. Cada estudante teve oportunidade de exercer diferentes papéis, desde candidatos até assessores, coordenadores, secretários e equipe de apoio, cada um com responsabilidades e atribuições específicas no processo eleitoral.

Ao longo do processo, os alunos foram incentivados a aprimorar suas habilidades de argumentação, ampliar seu repertório de conhecimento e envolver-se ativamente na busca por soluções para problemas complexos, ao mesmo tempo em que aprofundavam sua compreensão sobre sua própria cidadania e contexto social.

O engajamento dos alunos foi notável, indo além das expectativas iniciais. Alguns alunos apresentaram atividades adicionais, como a criação de um site dedicado ao “País Sesi”, onde puderam expressar suas necessidades e demandas, proporcionando um espaço de debate inclusivo e democrático.

A diversidade de perspectivas e ideias emergiu durante a disputa, refletindo-se em bordões, números eleitorais, projetos de governo, horários de propaganda eleitoral, vídeos, paródias, bandeiras, partidos políticos e cartazes com reivindicações focadas em medidas contra o bullying, além de discussões e debates acalorados.

A professora Bárbara Duarte compartilhou sua experiência, destacando o espírito colaborativo e o envolvimento dos alunos desde o início do projeto.

“Proporcionar a atividade sobre o pleito eleitoral foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora para mim. Desde o momento em que foi apresentado o projeto aos alunos, me senti imersa em um ambiente de colaboração e oportunidade ao observar a participação e o envolvimento dos alunos”, disse.

O momento mais desafiador e gratificante, segundo a professora, ocorreu durante a votação, quando os alunos exerceram seu direito democrático. No final, o vencedor foi anunciado, e apesar das diferenças individuais, prevaleceu uma atmosfera de união e aceitação. Todos se comprometeram a apoiar o novo líder e a trabalhar em conjunto para alcançar objetivos compartilhados.

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