CoximDestaques

Fazenda que deu origem a incêndio no Pantanal é multada em 19 milhões

O Nugeo (Núcleo de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto) do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) revelou que um dos grandes incêndios que assolaram o Pantanal em novembro deste ano teve início na Fazenda Santa Edwirges, situada na região da Nhecolândia, em Corumbá.

Por meio de monitoramento de satélites, o Nugeo constatou que o incêndio se alastrou por uma área significativa de 65.690,12 hectares, ocorrendo entre 05 de novembro de 2023 a 14 de novembro de 2023. Durante esse período, o incêndio afetou 69 imóveis rurais.

Nos autos do processo, a promotora de justiça Ana Rachel Nina aponta que esta ação contrariou a Portaria do Imasul (Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) n.º 1.281/2023, que suspendeu as autorizações ambientais de “Queima Controlada” até 31 de dezembro deste ano.

Durante a vistoria realizada pela PMA (Polícia Militar Ambiental), constatou-se que a fazenda encontrava-se abandonada. A proprietária da fazenda recebeu uma multa administrativa no valor de R$ 19 milhões.

A reportagem tentou contato com o MPMS e com a PMA para saber o andamento do processo. Entretanto, até o momento não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Monitoramento -Desde a publicação da Portaria do Imasul, em julho deste ano, o Nugeo tem buscado acompanhar os incêndios florestais com o objetivo de identificar os focos iniciais de incêndios no Pantanal, em período proibitivo.

O núcleo de geoprocessamento também emite Laudos Técnicos de alerta imediato e os encaminha para a PMA (Polícia Militar Ambiental) verificar em campo os eventuais motivos da ignição. Posteriormente, os dados mapeados referentes aos incêndios serão inseridos no Sistema Pantanal em Alerta.

Queimadas – Conforme dados do Lasa/RJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais), somente este ano, 1.292.575 hectares do Pantanal em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso foram consumidos pelo fogo.

O mês de novembro, marcado por uma “bolha de calor”, registrou a maior parte dessas queimadas, sendo 584,9 mil hectares apenas no estado de Mato Grosso do Sul.

 

campograndenews

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!