Paraíso das Águas
Brito News visitou a Cotenec e mostra um grande projeto em prol ao resgate da dignidade do ser-humano
Quarta, 16 de Maio de 2018 - 08:19:15
Autor/Editor: Fernando de Brito
A Comunidade Terapêutica Nova Esperança devolve a dignidade à quem já não tinha mais esperança Foto: Tomas Lucas/Brito News

A Comunidade Terapêutica Nova Esperança - Cotenec resgata a dignidade e proporciona uma nova oportunidade de vida para muitos que se consideravam 'perdidos' no mundo obscuro dos vícios em drogas ilícitas e no alcoolismo.

O Portal Brito News em parceria com a JVC Produtora, visitou o espaço da entidade e conheceu de perto sua realidade. Os dependentes químicos, que são chamados no local de "acolhidos", recebem um tratamento diferenciado e humano. Dispõe de muita atenção, disciplina, acompanhamento, terapias alternativas e o principal - respeito e amor.

No ambiente amplo e muito aconchegante, em uma área rural, na divisa entre os municípios de Chapadão do Sul e Paraíso das Águas, com acesso pela rodovia BR 060, está instalada a Cotenec, em uma área de 5 hectares e com mais de 1.000 metros de construções, doada pelo morador de Chapadão do Sul, Dr. Hélio Líber Lopes, há mais de 18 anos, teve a iniciativa de iniciar o projeto com a doação da área. Com o apoio de demais companheiros, entre eles, o produtor rural Elo Ramiro Loeff - que também fez parte da presidência da entidade - onde até os dias atuais participam de todas as reuniões e colabora efetivamente com a entidade. Para ele, a Cotenec é uma oportunidade que o ser-humano têm de se reencontrar consigo mesmo e procurar novos caminhos, bem longe dos vícios. "Aqui, estes homens encontram a oportunidade que precisam para recomeçar. Uma entidade séria, humana e que faz um trabalho diferenciado. A Cotenec é o resgate das pessoas, que lamentavelmente tiveram um encontro com um mundo de fracasso e com esta reabilitação podem reencontrar com uma vida mais feliz e de sucesso" destaca.

O espaço da Cotenec ao longo destes 18 anos, foi ganhando nova forma. Na foto acima é onde tudo começou. Uma simples casa, com poucos cômodos, mas que nunca deixou de existir a esperança e o amor. De lá para cá, novas formas e com o apoio de diversas entidades, órgãos públicos, empresários e até mesmo cidadãos comuns, contribuíram e muito para que o espaço se ampliasse.

Foram construídos alojamentos amplos com capacidade para abrigar até 4 acolhidos. Eles mesmos mantém a limpeza de seus dormitórios e realmente são mantidos limpos e organizados.

O refeitório é digno, higienizado e muito amplo. Antes das refeições que são dividas da seguinte maneira: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Desde a preparação dos alimentos até a limpeza, são de inteira responsabilidade dos próprios acolhidos, que não escondem a satisfação em desempenhar com carinho e alegria.

A área também conta com um amplo espaço para lazer, como uma área gourmet com churrasqueira e fogão à lenha, que quando chega alguma doação como carne para assar e acompanhamento, nos finais de semana, os acolhidos se confraternizam. Autoridades regionais, uma vez por mês, nos finais de semana, fazem questão de se reunir com a equipe da Cotenec e com os acolhidos, onde durante todo o dia se confraternizam e se interagem em jogos de futebol, cartas e outros lazeres. 

Uma capela ecumênica foi construída com o contribuição de empresários e com a mão de obra de um reabilitado, que fez questão de deixar sua marca, como um trabalho em forma de agradecimento pela nova oportunidade que o local proporcionou a ele.

O Brito News, FM Paraíso e JVC Produtora colaboraram com a divulgação do projeto. Na rádio, spots informativos vai ao ar a cada meia hora, com informações, depoimentos de como é a entidade.

A parceria com a JVC Produtora resultou neste vídeo abaixo, que mostra com detalhes a Cotenec; assita. 

Fonte: britonews
Post de: Nathally Bulhões
Enviar Comentar Imprimir Voltar Capa
© - Bulhões Digital. Todos os direitos reservados
www.bulhoesdigital.com.br
Fone: (67) 3260-1474 - Alcinóolis - MS