III Festival de Natação mirim e infantil acontece domingo na Escola Fábio Rodrigues Barbosa, em Costa Rica
Com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre os alunos das instituições de ensino públicas e privadas de Costa Rica, o festival busca estimular o espírito esportivo, a cooperação mútua, a solidariedade e a autoconfiança dos jovens estudantes. Além disso, visa promover a socialização entre a comunidade escolar.
A competição contará com a participação de alunos das escolas municipais, estaduais e da rede privada de ensino, sendo selecionados pelos professores de Educação Física de cada instituição. O evento também servirá como seletiva para a etapa Estadual dos Jogos da Juventude, promovido pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, para a faixa etária de 12 a 14 anos.
Divididos nas categorias mirim (nascidos de 2013 a 2015) e infantil (nascidos em 2011 e 2012), os alunos participarão de provas de 25 e 50 metros, nas modalidades crawl, peito, costas e borboleta, seguindo as regras oficiais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Cada escola poderá inscrever três estudantes-atletas em cada gênero, para cada uma das categorias, com dois estudantes-atletas por prova e uma equipe nos revezamentos. Cada estudante-atleta poderá participar de duas provas individuais e um revezamento durante o programa de competição. Além disso, a escola poderá inscrever um técnico e um auxiliar técnico, um para o gênero feminino e outro para o masculino.
Os primeiros, segundos e terceiros lugares nas provas individuais e revezamento serão premiados com medalhas. Todos os atletas e técnicos participantes receberão medalhas de participação no III Festival de Natação.
O evento marca o sucesso do Projeto Forjando Campeões, iniciado em 2021, que transformou a natação nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Costa Rica. O projeto, uma parceria entre a Secretaria de Esportes, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Associação de Pais e Amigos da Natação (APAN), tem como objetivo disseminar o interesse pela prática esportiva, prevenir afogamentos, revelar talentos para o esporte e promover a saúde física e mental dos participantes.
Ao atender mais de 300 alunos do 5º ao 9º ano escolar, o projeto fornece todos os acessórios necessários para a prática da natação, além de apoio em viagens com transporte, alimentação e hospedagem. O resultado tem sido expressivo, com alunos participantes se destacando em competições regionais e fora do município, conquistando pódios e se tornando verdadeiros campeões.
O III Festival de Natação mirim e infantil é mais um passo significativo para o desenvolvimento esportivo e o fortalecimento da natação como modalidade premiada em Costa Rica. O evento promete ser um momento de integração entre os estudantes, professores e comunidade escolar, valorizando o potencial esportivo dos jovens talentos do município.