AgronegóciosCanaisDestaquesGeral

Seca agrava incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul

Devido ao calor intenso e à baixa umidade dos últimos dias, os incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul se intensificaram. Segundo o Corpo de Bombeiros, além dos focos já existentes, um novo incêndio foi registrado em Porto Murtinho nesta segunda-feira (19).

No sábado (17), foram registrados 11 focos de incêndio ativo na região do Pantanal em Mato Grosso do Sul, incluindo regiões já afetadas, como a Serra do Amolar e as proximidades de Paiaguás.

A temperatura atingiu 38°C, com rajadas de vento de até 28km/h e umidade relativa do ar variando entre 10% e 40%, condições que agravam a propagação do fogo.

Um novo foco surgiu próximo à estação ferroviária de Porto Esperança, em Corumbá, enquanto em Miranda, na região de Salobra, o fogo se estendeu até a BR-262.

Outros focos ativos foram registrados na Estrada Parque, próximo ao Passo da Lontra, além de focos detectados nas proximidades de Nabileque e da comunidade indígena Kadiwéu.

No domingo (18), a situação continuou crítica, com a temperatura atingindo novamente 38°C, desta vez com rajadas de vento mais fortes, de até 45km/h. Novos focos foram detectados em Camapuã e na região de Porto Esperança, que já vinha sendo monitorada.

Um novo foco de incêndio foi registrado em Porto Murtinho nesta segunda-feira (19), onde a umidade relativa do ar ficou em 17%. A Capital do estado, Campo Grande, ficou entre as mais secas neste ano, conforme dados da Climatempo.

Área com foco de incêndio ativo no Pantanal de MS (Foto: Bombeiros)

(Com G1)

conjunturaonline.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!