” Chapadão do Sul ” Câmara Vai à Escola- Com a presença do Presidente do TCE Jerson e do Juiz Federal Fábio Esteve realizou a cerimonia de entrega de certificados
Projeto “Câmara Vai à Escola”, da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, atravessou fronteiras e hoje é modelo para vários outros municípios do Brasil.
A relevância da sua importância, despertou no âmbito nacional da politica o interesse dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, que apoiaram o projeto criado em 2022, para levar ao aluno da rede escolar do município, o conhecimento de como é constituído as funções e os deveres de cada deles.
É comum ouvirmos comentários já cristalizados no senso, tais como: Esse projeto vai oportunizar o conhecimento do aluno, vai despertar neles o interesse der quem sabe ser no futuro, uma nova safra de políticos, como prefeito, vereadores juízes, promotores.
Em noite memorável realizada no Salão de Eventos do Sindicato Rural, ocorreu a cerimônia de encerramento do projeto de 2023, com a entrega dos certificados aos alunos, que forame leitos em cada escola, para representarem suas escolas.
O Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Jerson Domingos e o Juiz Federal de Brasília, Dr. Fábio Esteves, ao lado do Juiz direito Dr. Silvio, do promotor Dr. Thiago, do representante da OAB, Dr. Junior, prefeito João Carlos, Presidente do Legislativo Tucano e dos demais vereadores, participaram do evento.
Um dos momentos que prendeu a atenção de todos, foi o pronunciamento do sul-chapadense e Juiz Federal Dr. Fábio Esteves, que enfatizou importância da iniciativa e visibilidade da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul, onde esse projeto é sem dúvida um dos mais importantes do nos últimos anos, apresentados no Legislativo a nível nacional. “É deste tipo de iniciativa que estamos precisando dos nossos políticos” afirmou o Juiz Federal
Dr. Fábio Esteves, afirmou que espera que esse projeto, juntamente com o do TCE, “Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância” venha a dar mais oportunidade para os alunos.
Ele fez um relato de sua história em Chapadão do Sul, onde estudou em uma escola da zona rural até a 4º ano, morando e sendo cuidado pelos professores e após sendo acolhido pelos seus padrinhos na cidade, onde concluiu seus estudos e posteriormente já “emancipado” ou seja pronto para vida, se formou em advocacia e hoje ocupa a cadeira de um Juiz Federal.
“Este ano estou participando pela 66ª vez de eventos e tenho a certeza de que este projeto é o mais importante de todos que participei este ano”. Finalizou Dr. Fábio Esteves.
O presidente do TCE, parabenizou a iniciativa dos vereadores e disse que semelhante a esse projeto o TCE criou o “Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância”, que tem como om o objetivo geral de contribuir, com absoluta prioridade, para a efetiva concretização em Mato Grosso do Sul dos direitos das crianças de zero a seis anos, de modo a fortalecer e consolidar o Marco Legal pela Primeira Infância e o Pacto Nacional pela Primeira Infância.
O presidente também afirmou que Chapadão do Sul é o exemplo para o estado, onde tem um déficit Zero na rede escolar e nas creches.
Para o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, “o que nós queremos para o nosso futuro depende do hoje, então precisamos que todos levem para seus círculos, familiar e social, a importância de cobrar gestão responsável para ofertar às crianças tudo aquilo que lhes é de direito. Todo o nosso trabalho será para ofertar às nossas crianças a oportunidade da creche, de boa alimentação, boa educação, do direito de brincar e da segurança”.
O prefeito municipal João Carlos Krug, afirmou da importância desse projeto para os alunos, onde vem oferecendo a oportunidade para que cada saiba e tenha o conhecimento da função de cada poderes, ou seja, onde são resolvidos, discutidas e decidida, temos a certeza que o Câmara Vai a Escola, abriu uma porta que dá oportunidade conhecimento e, o conhecimento transforma as pessoas, no sentido de conhecer o seus direito e saber os seus deveres. Finalizou parabenizando os vereadores pelo trabalho, que hoje o Brasil está usando essa iniciativa para fazer um trabalho semelhante.
O Juiz da Comarca Dr. Silvio César, afirmou que sente se envaidecido por ter sido convidado para participar de uma forma pequena do projeto. Lembrou o magistrado que é importante que o Judiciário também participe do projeto nas escolas, para levar a importância do que é o sistema d funcionamento e funções do Poder Judiciário.
O promotor Dr. Thiago afirmou, da importância desse projeto nas escolas, salientou que muitas dessas crianças têm uma perspectiva que elas não poderiam chegar a um cargo de vereador, promotor e juiz. O projeto mostra ao contrário, o projeto, inseri eles dentro da realidade de cada um dos poderes.
O presidente da Câmara, vereador Ailton (tucano), agradeceu a presença de todos, comentou do trabalho da realização do projeto afirmando que, “Não fiz nada sozinho, mas sim, com o apoio dos vereadores e principalmente de todos nossos servidores”.
Afirmou o presidente que o projeto atingiu mais de 2 mil alunos, nenhuma escola ficou sem receber o Projeto e com isso mostramos a função de cada um dos poderes aos alunos.
Veja a Galeria de Fotos