Costa Rica adere a campanha de “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”
A gestora da pasta, Márcia Alves, ressalta que essa é a primeira vez que a Secretaria realiza a campanha em parceria com diversas instituições, com o objetivo de prevenir a violência, divulgar serviços de atendimento e garantir que mulheres tenham acesso a seus direitos. A iniciativa também busca refletir sobre questões como desigualdade de gênero e cultura patriarcal.
Cidadãos, organizações e instituições foram convidados a se engajar na luta contra a violência e discriminação, promovendo um ambiente seguro e igualitário para as mulheres. A campanha, que tem alcance mundial desde 1991, destaca a intersecção entre gênero, raça e classe nas questões de violência, reforçando que a luta é também uma questão de direitos humanos.
Além disso, a Secretaria da Mulher orienta que, em casos de violência, as vítimas e seus familiares procurem ajuda. O Disque 180 está disponível para informações sobre serviços de proteção. Em casos de emergência e urgência, procurar diretamente a Delegacia de Polícia Civil (Sala Lilás) ou acionar o 190 da Polícia Militar. A prefeitura costarriquense reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, buscando construir uma sociedade mais justa e respeitosa.