O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (29%), ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam-se mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano no país até 2025. Muitos casos podem ser tratados com sucesso quando diagnosticados precocemente, entretanto, a falta de informação e o preconceito em relação a exames preventivos ainda são barreiras significativas.
O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata. O movimento, conhecido como Novembro Azul, começou em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. E o ambiente corporativo pode desempenhar um papel fundamental nessa conscientização.
CONSCIENTIZAÇÃO NAS EMPRESAS
As empresas têm uma oportunidade única de impactar positivamente a vida de seus colaboradores, clientes e comunidades através de campanhas que promovam ações de conscientização que não apenas educam, mas também reforçam a preocupação da empresa com o bem-estar de seus funcionários.
Promover uma cultura de conscientização sobre a saúde masculina, não apenas no Novembro Azul, mas também em campanhas contínuas, é essencial para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Esse tipo de iniciativa não só contribui para o bem-estar físico e emocional dos profissionais, como também fortalece a imagem da empresa como um espaço que valoriza e cuida das pessoas.