Operação conjunta deflagrada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeta), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação); Polícia Civil de Bela Vista; Comitê do Exército Brasileiro, Polícia Civil de Bela Vista MS, Agentes do Departamento de Investigações e Comissão do Ministério Público da Brigada Anti-Gado do Paraguai, realizada na terça-feira (2), localizou e recuperou 160 cabeças de gado e dois bezerros roubados de uma fazenda em Bella Vista Norte, Paraguai.
De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a ação, pioneira em Mato Grosso do Sul, demonstrou o compromisso e a eficiência entre as forças de segurança do Brasil e do Paraguai e a colaboração entre a Iagro e o Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal), do Paraguai, se fortaleceu com o esforço conjunto.
“O enfrentamento ao crime de roubo de gado se fortaleceu com um esforço conjunto para assegurar a integridade do rebanho e a aplicação eficaz da legislação sanitária. Ao longo de cinco dias de investigações, a parceria entre as instituições foi crucial para o êxito da operação. A Iagro desempenhou um papel fundamental na coordenação das ações entre as entidades envolvidas para localizar e recuperar os animais, demonstrando seu preparo tecnológico e operacional”, afirmou.
A operação destacou o comprometimento das instituições envolvidas em garantir a segurança e a integridade do setor pecuário na região de fronteira. Ao serem recuperados, os animais não apresentavam sinais ou sintomas de doenças infecciosas contagiosas. Encaminhados para uma quarentena total, serão monitorados pelo Serviço Oficial de Pecuária do Paraguai, reforçando o compromisso conjunto com a sanidade e o bem-estar animal.
O desdobramento do trabalho seguirá para a Deleagro (Delegacia de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) para continuidade das investigações. “Com o resultado da ação, reafirmamos nosso compromisso com as instituições parcerias em combater atividades criminosas relacionadas à pecuária, garantindo a segurança agropecuária em Mato Grosso do Sul”, finalizou Ingold.
Com Iza Olmos