Curso de Soldador Rural – Eletrodo Revestido promove capacitação em Costa Rica
Ministrado pelo instrutor do Senar Mato Grosso do Sul, Washington Tsuruda, um experiente engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro de eletrotécnica, o curso tem como objetivo fornecer as bases necessárias para que os participantes possam se tornar soldadores qualificados. Segundo Tsuruda, o curso de soldador em eletrodo revestido é essencial para trabalhar com solda e adquirir noções básicas que permitem a evolução profissional em diferentes tipos de soldagem, como soldador MIG e TIG.
A soldagem com eletrodo revestido apresenta inúmeras vantagens, pois permite a união de quase todos os tipos de materiais e pode ser realizada em diferentes posições e tipos de cordões de solda, seja em condições de pressão, na posição horizontal, vertical ascendente ou descendente. Essa técnica de soldagem é de extrema importância para as agroindústrias e para a manutenção de equipamentos na propriedade rural, garantindo a segurança e a integridade física dos envolvidos direta e indiretamente.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre saúde e segurança do trabalho, fundamentos da soldagem, eletricidade básica, máquinas e equipamentos para soldagem, metais de base e consumíveis, metrologia aplicada, terminologia e descontinuidade em juntas soldadas, corte e preparação de materiais, além de técnicas de soldagem em diferentes posições, como plana, horizontal, descendente, ascendente e sobre a cabeça.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, destaca que a capacitação em soldador rural com eletrodo revestido é essencial para os profissionais que atuam na área agrícola, especialmente na agroindústria e na manutenção de equipamentos. Além de contribuir para o desenvolvimento técnico desses trabalhadores, o curso promove a valorização da mão de obra local e o fortalecimento do setor agrícola na região.
Na abertura do Curso estiveram presentes, o gestor da Casa do Trabalhador de Costa Rica, Marciel Silva Ramos e o presidente do Sindicato Rural de Costa Rica, Eloy Bortolini, parceiros nessa iniciativa.
Com essa iniciativa, o município de Costa Rica reafirma seu compromisso com a capacitação profissional e o desenvolvimento da agricultura, oferecendo oportunidades de qualificação para os interessados em ingressar no mercado de trabalho ou aprimorar suas habilidades. O curso de Soldador Rural – Eletrodo Revestido é mais um passo em direção ao crescimento e à excelência do setor no município.