Aeroporto de Coxim recebe visita de equipe da Infra S.A. para avaliar potencial de voos comerciais
O prefeito de Coxim, Edilson Magro, e sua equipe receberam os representantes da Infra S.A e destacaram os pontos positivos da cidade, como o potencial turístico, a proximidade com o Pantanal, a localização estratégica e privilegiada, e o interesse de investidores e empresários em abrir novas empresas na região. O sonho do prefeito é que o aeroporto possa receber voos comerciais, que facilitariam o acesso de passageiros de outras partes do Brasil e do mundo.
Segundo o prefeito, o aeroporto em funcionamento para atendimento ao público serviria para atender uma demanda de escala de voos de quem vem de Campo Grande e vai para outros destinos como Cuiabá ou vice-versa. Um exemplo, uma pessoa que pega um avião em São Paulo em cerca de uma hora e 45 minutos está em Campo Grande, para chegar até Coxim, ela precisa de mais de cerca de três horas de viagem de carro. Com escala de voo comercial, de Campo Grande a Coxim, esse tempo poderia ser feito em torno de uma hora.
Outro fator importante para o município é que o aeroporto atenderia também turistas que procuram a cidade e a região, bem como as cidades vizinhas que oferecem grandes atrativos turísticos. Coxim está em um entreposto entre Campo Grande e Cuiabá e é a principal cidade da região norte, conta com universidades federal e estadual, instituto federal, além de instituições privadas de ensino. É polo em saúde e segurança pública.
O aeroporto hoje em dia é muito utilizado também por voos particulares e por produtores de gado e agropecuaristas. Serve como um ponto importante de abastecimento e suporte para demais voos.
É administrado através de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a Decatur. Além de ter no quadro de servidores uma funcionária que já recebeu treinamento para atendimento no aeroporto. A pista tem 1.300 metros, é do mesmo tamanho da pista do aeroporto Santos Dumont, ou seja, tem capacidade de receber aeronaves de grande porte.
Após a reunião, com levantamentos feitos pela prefeitura, a equipe da Infra S.A, foi até o aeroporto fazer medições e constatações no local. Todo o material e informações levantadas serão enviados à Seilog.
O prefeito espera que em breve o aeroporto esteja em funcionamento de voos que possam atender a população com destinos para todo o Brasil, bem como podendo receber passageiros de todos os lugares.
Augusto Marques/AssCom PMC