Paranaiba e Aparecida do Taboado

” Aparecida do Taboado ” Na Capital, Diretoria de Cultura prestigia lançamento do Calendário Cultural de MS

No dia 5 de fevereiro, o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, recebeu toda a classe artística, juntamente com Governador, secretários de Estado, parlamentares, prefeitos, diretores-presidentes municipais de cultura, dirigentes de instituições, fundações e autarquias do Governo do Estado, além de outras autoridades, para o lançamento do Calendário Cultural de Mato Grosso do Sul – 2024.

Durante a cerimônia, Aparecida do Taboado foi representada pela Diretora Municipal de Cultura, Camila Helem de Jesus, e a assistente Danúbia Angélica Renda. Elas puderam testemunhar a afirmação do governador Eduardo Riedel de que “Mato Grosso do Sul é um estado que respira cultura” ao anunciar o lançamento do Calendário Cultural, o qual contempla ações e eventos culturais ao longo do ano.
Conforme o calendário, mais de 100 atrações e 5 mil artistas se apresentarão em teatros, praças, parques, museus, galerias e casas de cultura ao longo do novo ano, abrangendo diversos locais onde o público estiver presente.

Além das apresentações artísticas, o projeto para 2024 inclui intervenções de revitalização e restauração de equipamentos, visando garantir espaços para a disseminação e conservação da identidade cultural do Estado. Dentre as obras programadas para o ano estão a restauração do Castelinho de Ponta Porã, do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), do Vagão Ferroviário (antigo Vagão do Trem do Pantanal), da Igreja de São Benedito, além da reforma do prédio do antigo Labcen para abrigar o Arquivo Público Estadual, e a salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul, incluindo restauros da estátua de Manoel de Barros em Campo Grande e do Forte Coimbra às margens do rio Paraguai.

O governador também anunciou o apoio financeiro a projetos culturais por meio de editais divulgados pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC), destinando em 2024 o montante de R$ 14 milhões para propostas nas áreas de música, dança, teatro, artes plásticas, audiovisual, literatura e festas populares, um aumento de R$ 6 milhões em relação ao ano anterior.

Os projetos selecionados pelo FIC participam de programas e ações executadas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, estimulando a valorização e difusão das manifestações artístico-culturais do Estado.

Para a diretora de Cultura de Aparecida do Taboado, participar do evento possibilitou a abertura de um novo horizonte no âmbito da Cultura local, “serviu, inclusive, de inspiração para a construção da nossa agenda cultural, que já vinha sendo elaborada, além de aproximar ainda mais Aparecida do Taboado da Secretaria Estadual e da Fundação de Cultura de MS com o intuito de garantir recursos e apoio para futuros projetos e ações locais”, disse ela.

Camila Helem ainda destacou a oportunidade de prestigiar o evento. “Estamos felizes em estreitar os laços com o Estado a fim de buscar as ferramentas necessárias para diversificar e fortalecer a cultura no nosso município, tendo em vista o grande berço artístico e cultural que temos aqui. Nosso objetivo é continuar garantindo cada vez mais a democratização do acesso e a valorização dos grandes fazedores de cultura local em todas as suas vertentes, como tem sido feito pelo governo do prefeito José Natan desde o início da gestão”, concluiu.

Por fim, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), Marcelo Miranda, e o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Eduardo Mendes, ressaltaram que a arte e a cultura estarão presentes nos 79 municípios, atendendo às demandas de cada localidade e apoiando celebrações tradicionais e manifestações culturais genuínas que fazem parte das raízes de todo o estado.

Autor:Diretoria de Comunicação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!