Costa RicaDestaques
Câmara de Costa Rica devolve mais de 3 milhões de reais para a prefeitura
A Câmara Municipal de Costa Rica, no estado de Mato Grosso do Sul, anunciou nesta quarta-feira (27), a devolução de R$ 3.106.471,72 para os cofres da prefeitura.
O valor corresponde ao duodécimo orçamentário, que é a parcela mensal que o Executivo repassa ao Legislativo para custear as despesas da casa.
Segundo o presidente da Câmara, Ailton Martins de Amorim (MDB) a devolução foi possível graças à economia feita pela gestão 2023, que priorizou a transparência e a responsabilidade com o dinheiro público. “Nós fizemos um trabalho sério e eficiente, buscando reduzir os gastos desnecessários e otimizar os recursos disponíveis. Assim, conseguimos devolver esse montante expressivo para a prefeitura, que poderá investir em áreas essenciais para a população, como saúde, educação e infraestrutura”, afirmou.
O presidente destacou ainda que, mesmo com a economia, a Câmara não deixou de investir na sua própria estrutura, visando melhorar as condições de trabalho dos vereadores e dos servidores, bem como o atendimento ao público. Entre as melhorias realizadas, ele citou a finalização da reforma do plenário, a aquisição de moveis e de equipamentos de informática, de som, de transmissão das sessões pela internet e a capacitação dos funcionários.
Na aprovação do projeto de abono aos servidores, a Câmara sugeriu que parte do dinheiro devolvido fosse utilizado para complementar o abono de final de ano. O executivo havia proposto um abono de mil reais, mas a Câmara, demonstrando seu compromisso com o bem-estar dos funcionários, aprovou o pagamento de um abono de 2 mil reais. Esta decisão reforça o compromisso da Câmara em garantir que os servidores sejam devidamente recompensados pelo seu trabalho.
O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos (PSDB) agradeceu a devolução do duodécimo e elogiou a parceria entre os poderes. “Eu quero parabenizar o presidente Ailton e todos os vereadores pelo gesto de grandeza e de compromisso com a nossa cidade. Nós temos uma relação harmoniosa e respeitosa com a Câmara, que sempre nos apoiou nas nossas ações em prol do desenvolvimento de Costa Rica”, declarou.
A solenidade de devolução do duodécimo foi realizada no gabinete do prefeito e contou com a presença do presidente Ailton M. de Amorim, da Vice-presidente Rosangela Marçal Paes e da Segunda-secretária Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.
Fonte: Cassiane Mews / Foto: FABRIZZIO CARRIJO – ASSECOM/CMCR