CanaisDestaquesGeral

Centro técnico irá qualificar trabalhadores em Ribas do Rio Pardo

O governador Eduardo Riedel (PSDB) esteve presente no “pontapé” inicial da obra do Centro Integrado Sesi Senai (CISS), em Ribas do Rio Pardo. O polo irá oferecer qualificação técnica e profissional para o município que passa por crescimento demográfico em decorrência a fábrica da Suzano que ficou popularmente conhecida como “vale da celulose”.

Foto: Álvaro Rezende

Com investimento total de R$ 2,2 bilhões, a nova fábrica da empresa Suzano começou a ser construída em maio de 2021, com previsão para estar operando até junho de 2024, a produção está estimada em 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano.

Além disso, o projeto traz um amplo desenvolvimento econômico e social para a região. Em setembro de 2023 a empresa empregava pouco mais de 10 mil colaboradores diretos e indiretos. Com a conclusão a fábrica irá proporcionar cerda de 3 mil vagas de emprego.

Capacitação profissional

Para o crescimento do município e visando a capacitação profissional, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) irá conduzir a unidade que será construída em uma área de 6,1 mil metros quadrados, com dois pavimentos em que serão ofertadas educação básica tecnológica do Sesi e ensino técnico superior do Senai. O centro fica localizado nas proximidades da rodovia BR-262.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, comemorou a parceria dos setores privados e público, levando resultado efetivo e diretos para a população.

“Estamos testemunhando toda esta transformação que a cidade vive, que não é simples. Grande programa social que muda a vida da pessoa é a dignidade do emprego, mas precisamos gerar pessoas qualificadas, através da educação, para que possamos casar a oferta e a demanda. É disto que estamos tratando hoje”, e completou:

“Temos que acompanhar o crescimento industrial do Estado, e Ribas vive momento diferenciado. Agradecer aos governador por participar do lançamento deste centro, que vai ser importante aos trabalhadores, estudantes. Assim avançamos nesta linha de desenvolvimento do Estado, na educação, pesquisa e inovação”.

 

As salas do Sesi serão divididas entre convencionais e temáticas nas áreas de ciências humanas, ciências da natureza, robótica, matemática e linguagens. Assim como, uma sala maker e laboratório de informática.

Enquanto que o Senai terá salas de aulas e laboratórios para disciplinas relacionadas a informática, química, celulose, automação, elétrica e metrologia. Ainda contará com duas oficinas, uma voltada para automobilística e mecânica e outra para multiúso da construção.

Para o presidente da Suzano, Walter Schalka, o Centro Integrado agrega na capacitação dos futuros trabalhadores e soma com o investimento que está sendo feito pela empresa. Durante sua fala, agradeceu o investimento feito em Ribas do Rio Pardo.

“[Isso] mostra a união do setor público e privado, que juntos têm um potencial grande. Nós viemos aqui e acreditamos que somos agentes transformadores da sociedade, não apenas com empregos, mas na questão ambiental e social”, apontou Schalka.

O investimento total previsto entro Integrado Sesi Senai (CISS) é de R$ 58,5 milhões. Com o objetivo de atender 850 alunos do ensino fundamental e médio com a previsão para 500 alunos no primeiro ano de operação do Sesi. O Senai possui a capacidade para receber 1,3 mil estudantes. O espaço ainda terá um complexo de quadras poli esportivas e parque infantil.

“Dia histórico”

Classificado de “dia histórico” para Ribas do Rio Pardo, nas palavras do prefeito João Alfredo Daniese, aproveitou a ocasião para apontar outros projetos que serão feitos pelo governo do Estado no município.

“Na sua administração o municipalismo é real e concreto. Ao novo centro é uma das obras mais modernas do Sesi e Senai, temos que agradecer ao Sistema S”, destacou o prefeito.

Participaram da agenda os deputados estaduais Paulo Corrêa e Pedro Caravina, os secretários Rodrigo Perez (Segov), Jaime Verruck (Semadesc) e Hélio Daher (SED), além do presidente da Fiems, Sérgio Longen e o superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça.

Compromisso

Em agosto de 2021, conforme noticiado pelo Correio do Estado, a Suzano, fábrica de Papel e Celulose, abriu um processo seletivo para à época qualificar 205 funcionários. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) ofertaram os seguintes cursos de formação:

  • Iniciação Profissional Ajudante Florestal;
  • Iniciação Profissional;
  • Operador de Máquinas Agrícolas;
  • Qualificação Profissional Mecânico Comboísta;
  • Iniciação Profissional Motorista de Veículos de Cargas em Geral;

Após o curso de qualificação os estudantes foram contratados para trabalhar na operação florestal de silvicultura (plantio) no município. A empresa destacou que a construção da fábrica em Ribas do Rio Pardo tem como vertente mais significativa trazer o desenvolvimento socioeconômico fomentado pela geração de emprego.

** Colaborou Alanis Neto

Por LAURA BRASIL

correiodoestado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!