Coxim celebra a reinauguração da Casa do Artesão com participação de autoridades e artesãos locais
O evento contou com a presença do prefeito de Coxim, Edilson Magro; do diretor-presidente da Funrondon, Dariney Nery, e do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Cândido, além de representantes da comunidade e artistas locais.
Durante a cerimônia, o prefeito Edilson Magro destacou a importância do espaço para fortalecer a economia criativa de Coxim, promovendo a geração de renda e o reconhecimento do trabalho artesanal. “A Casa do Artesão é mais do que um ponto turístico, é um símbolo de resistência cultural e desenvolvimento econômico para nossa cidade”, afirmou.
Dariney Nery, à frente da Funrondon, também ressaltou a relevância do apoio às manifestações culturais regionais: “Estamos investindo na preservação das tradições e na capacitação dos nossos artesãos, garantindo que eles possam crescer e se destacar no cenário estadual e nacional”.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável Saimon Cândido destacou a integração entre sustentabilidade e artesanato, evidenciando o papel do projeto para o desenvolvimento sustentável e o incentivo à reutilização de materiais em algumas peças expostas.
Artesãs como as ceramistas Janaína e Celina agradeceram a maneira sensível que a prefeitura de Coxim tem olhado para os artesãos, dando apoio e incentivo para que possam produzir e expor seus trabalhos.
A reinauguração foi marcada por exposição de artesanatos únicos e uma verdadeira celebração da identidade local. A Casa do Artesão de Coxim estará aberta ao público com horários ampliados, oferecendo produtos de alta qualidade, desde peças decorativas a utilitários, todas criadas com a maestria e dedicação dos artesãos da região.
A população de Coxim e visitantes estão convidados a conhecer e prestigiar este espaço que une história, arte e tradição.
A Casa do Artesão de Coxim está localizada na rua Antônio de Albuquerque, 100 – Centro – esquina com a rua Filinto Müller. O horário de atendimento é das 7h às 11h. Em janeiro os horários voltam no período manhã e tarde em horário comercial.
Glenda Melo – jornalista