Coxim se destaca na Saúde Básica com pontuação máxima em Indicadores de Cadastro e Acompanhamento

Os indicadores de Cadastro e Acompanhamento, avaliados pelo SISAB, atingiram nota máxima, demonstrando não apenas resultados consistentes, mas também um trabalho extremamente alinhado com os objetivos da Atenção Primária à Saúde.
Esses resultados reforçam o papel vital desempenhado pelos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde e, principalmente, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que têm sido peças-chave no contato direto com a população, no registro de dados e na promoção de ações preventivas.
De acordo com os parâmetros utilizados pelo SISAB, o Cadastro e o Acompanhamento são duas dimensões fundamentais que refletem a qualidade do atendimento às comunidades locais. O Cadastro envolve a captação e correta inserção de informações da população atendida no sistema, enquanto o Acompanhamento mede o monitoramento contínuo de pacientes e o suporte aos tratamentos em curso.
O alcance da nota máxima em ambos os aspectos é uma prova inegável de que o município está investindo de forma eficiente em saúde pública.
Além disso, o esforço colaborativo entre todas as equipes do município, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e os Agentes Comunitários de Saúde foi essencial para garantir este sucesso. É nas mãos dos ACSs que se concentram as atividades de busca ativa de pacientes, visitas domiciliares e conscientização sobre os serviços de saúde disponíveis. O empenho diário desses profissionais frente aos desafios locais conferiu a Coxim o reconhecimento de um modelo de atuação em Atenção Primária.
Com esse desempenho, Coxim firma-se como referência em gestão da saúde e os resultados apresentados pelo SISAB também abrem portas para que novas ações de incentivo e manutenção da qualidade na saúde básica sejam implementadas.
Augusto Marques/AssCom PMC