Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no Parque Salto do Sucuriú em ação do Programa “Verde cidadão”
As atividades tiveram início com a apresentação das crianças do Projeto Florestinha, ligado à Polícia Militar Ambiental, com o teatro de fantoches, que compartilharam conhecimentos sobre a fauna e flora locais, as funções ecológicas e práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia.
Na “trilha das bugigangas“os alunos acompanhados da condutora de turismo, Eulene Silva Ferreira, da turismóloga, Jaqueline de Castro Vargas e do gestor ambiental e coordenador do programa, Marcos Istets Piergentile Junior, os alunos tiveram a oportunidade de recolher resíduos prejudiciais ao meio ambiente, como plásticos, metais e papéis, que foram descartados de forma inadequada. Essa ação não apenas contribuiu para a limpeza do ambiente natural, mas também proporcionou uma valiosa lição prática sobre a relevância de cuidar do meio ambiente e os impactos negativos dos resíduos para a natureza.
O secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha, ressaltou a relevância de iniciativas como essa para a sensibilização das futuras gerações. “É fundamental que as crianças entendam desde cedo o seu papel na proteção do meio ambiente”, afirmou.
O Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, localizado a apenas 2 km da cidade, com uma rica biodiversidade, o parque oferece diversas trilhas ecológicas, cachoeiras e áreas de observação de fauna e flora, sendo um destino ideal para atividades de educação ambiental e turismo ecológico.
Com essa iniciativa, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado de maneira ativa e participativa em Costa Rica, reforçando a importância da união entre educação, comunidade e preservação ambiental para um futuro mais verde e sustentável.