Por Clara Farias
Assim como nas Eleições de 2022, os eleitores que não tiverem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderão votar normalmente nas eleições deste ano. Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é possível se identificar utilizando apenas um documento oficial com foto.
A medida visa garantir que todas as pessoas tenham acesso ao processo eleitoral, visto que 30 milhões de brasileiros ainda não fizeram o cadastro biométrico. Ao todo, 155 milhões de eleitores brasileiros estão com o título regular e poderão votar. Em Campo Grande, 646.198 pessoas estão aptas a votar, conforme a Justiça Eleitoral.
Os documentos permitidos para comprovação de identidade são: carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação.
O primeiro turno acontecerá no dia 6 de outubro. Em Mato Grosso do Sul, apenas na Capital há possibilidade de segundo turno, no dia 27 de outubro, último domingo do mês.
Eleitor informa impressão digital a leitor do Tribunal Superior Eleitoral (Foto: Abdias Pinheiro/TSE)
CAMPO GRANDE NEWS