Estiagem avança e níveis dos rios de Mato Grosso do Sul estão abaixo das médias de agosto
Por Osvaldo Sato
A estação do inverno é naturalmente uma estação de seca no Estado de Mato Grosso do Sul. A estiagem deste ano, porém, apresenta grande intensidade e já deixa praticamente todos os rios da região em níveis abaixo das médias verificadas em anos anteriores.
É isso que demonstra o Boletim Diário da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que divulga dados de chuva e nível dos rios monitorados.
A rede possui treze estações telemétricas distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados.
Todas se encontram em níveis abaixo da média, com exceção à estação do Rio Coxim, que se encontra em faixa de normalidade. Na estação de Ladário, por exemplo, a faixa de normalidade se encontra entre 267 cm (mínimo) e 371 cm (máximo), com média de 340.
A altura verificada, porém, foi de 47 cm de média móvel, ou seja, calculada utilizando dados dos últimos 7 dias de medição.
Estão identificados como em situação de estiagem o Rio Piquiri (Estação Pousada Taiamã), Rio Paraguai (em três das quatro estações), Rio Aquidauana, Rio Miranda, Rio Aporé, Rio Pardo e Rio Dourados.
Dentre os monitorados, apenas o Rio Taquari (Coxim) está na faixa de nível Normal.
Estes dados foram retirados do Sistema Hidro, mantido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).
Rio Paraguai – Foto ilustrativa (Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax)