FIGUEIRÃO – PROFESSOR NILTON FRANÇA.
NILTON FRANÇA, NATURAL DE MATO GROSSO, VEIO PARA CAMPO GRANDE ONDE POR ALGUM TEMPO TRABALHOU COMO VENDEDOR NA CASA PERNAMBUCANA.
MOÇO MUITO EDUCADO, DELICADO E PRESTATIVO, LOGO CONQUISTOU UMA ENORME CLIENTELA QUE FAZIA QUESTÃO DE SER ATENDIDA POR ELE.
UM DE SEUS FÃS E CLIENTES, ERA BOAVENTURA ALBINO FURTADO, QUE LHE CONVIDOU PARA LECIONAR EM SUA FAZENDA, NO SERTÃO DO FIGUEIRÃO. NILTON FRANÇA NÃO
PENSOU DUAS VEZES. TROCOU A CIDADE GRANDE PELA SIMPLICIDADE DO SERTÃO, QUASE INÓSPITO.
POR ALGUNS ANOS, LECIONOU NA CASA DO BOAVENTURA, DEPOIS VOLTOU A CAMPO GRANDE E CASOU_,SE COM A JOVEM EUNICE, MOCA LINDA E CARISMÁTICA. NA MESMA DÉCADA DE 60, REGRESSOU A FIGUEIRÃO PARA LECIONAR NA ESCOLA RURAL MIXTA, “O VENTRE MATERNO QUE GEROU FIGUEIRÃO”.
O PROFESSOR NILTON FRANÇA FOI PROPRIETÁRIO DE LOJA, CARTÓRIO E DIRETOR DA ESCOLA ESTADUAL DR. ARNALDO ESTEVÃO DE FIGUEIREDO.
COMO DIRETOR, CRIOU O CURSO GINASIAL, EM 1972, UM DOS MAIORES AVANÇOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM FIGUEIRÃO.
TIVE O PRIVILÉGIO DE SER ALUNO DESTE NOTÁVEL PROFESSOR, QUE ALÉM DAS DISCIPLINAS MINISTRADAS, NOS FORMAVA CIDADÃOS, VIRTUDE ESQUECIDA PELO CURRÍCULO ESCOLAR PÚBLICO.
NA DÉCADA DE 80, O PROFESSOR NILTON FRANÇA, MUDOU-SE PARA CAMPO GRANDE, ONDE VEIO A FALECER, ASSISTIDO PELA SUA FAMÍLIA.
INFELIZMENTE, NOSSOS REPRESENTANTES POLÍTICOS TÊM A MEMÓRIA CURTA. HOJE ESTE GRANDE EDUCADOR PERMANECE NO ANONIMATO. SUA GRANDE CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO CULTURAL DA PEQUENINA E MÍSTICA CIDADE DE FIGUEIRÃO, QUE ELE TANTO AMOU, TENDE _ SE A DESAPARECER.
Professor Admar de Araújo. Historiador Figueirãoense.