Por Antonio Bispo
Com a chegada do fim do ano, se aproxima, também, o desejo pelo 13° salário que deve ser pago aos trabalhadores em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), servidores públicos, aposentados e pensionistas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para a maioria dos leitores do Campo Grande News (78%), a vontade pelo benefício é que ele seja pago em parcela única.
Como em todos os anos, o salário pode ser pago em duas parcelas, sendo a primeira com data limite no dia 30 de novembro. Para quem vai receber de uma vez só, o prazo é 20 de dezembro, mesmo dia para o pagamento da segunda parcela.
Quem trabalhou durante todos os 12 meses, receberá um valor equivalente a um salário mensal completo. Para aqueles que foram contratados ao longo do ano, o valor pago será de forma proporcional ao número de meses trabalhados.
Aqueles que trabalham sob regime de contrato ou PJ (Pessoa Jurídica), deve consultar a empresa para saber qual foi o tipo de acordo firmado no início do trabalho. Entretanto, não há obrigatoriedade de pagamento do 13° nesses casos.
Para o comércio, essa é uma data muito aguardada, uma vez que a economia local aproveita para vender mais, principalmente com a aproximação do Natal, época em que as pessoas costumam comprar muitos presentes.
Resultado da enquete feita pelo Campo Grande News nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)
(Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)
CAMPO GRANDE NEWS