Por: Heloíse Gimenes Foto: Wagner Guimarães
A deputada Mara Caseiro (PSDB), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), na sessão ordinária desta quarta-feira (12), fez um relato sobre o 39º Encontro da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), que ocorreu na semana passada, em Brasília.
Mara é presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, que conquistou o 2º lugar no prêmio Abel, na modalidade Educação Legislativa, com os projetos “Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais: Libras” e o “I Concurso de Redação”.
“O evento reuniu representantes de todo o Brasil, promovendo a troca de experiências e discussões para o fortalecimento do Poder Legislativo. Dentre 50 projetos, conquistamos o 2º lugar. Em 20 anos de existência da nossa Escola do Legislativo, este foi o primeiro prêmio que recebemos da Abel. Agradeço aos servidores e a Mesa Diretora, que sempre nos apoiaram em fazer educação legislativa”, disse Mara.
Com intuito de garantir a inclusão das pessoas com deficiência auditiva e oferecer capacitação para um atendimento democrático, o curso de Libras formou 28 servidores. Já o Concurso de Redação e Desenho é destinado aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas de todo o Estado.
Ao final do discurso, Mara leu a Carta de Brasília (veja aqui). “A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet pertence aos 24 deputados estaduais e formam pessoas capazes de pensar e compreender o Legislativo. Nossa missão é capacitar os servidores e oferecer atividades formativas para o público externo voltadas para a promoção da democracia e cidadania”, destacou a deputada.