Chapadão do Sul
Justiça afasta o presidente da Câmara de Chapadão do Sul
Terça, 30 de Novembro de 2010 - 09:37:30
-
Justiça afasta o presidente da Câmara de Chapadão do Sul
-
A Juíza Daniella Endrice Rizzo, da 1ª vara de Chapadão do Sul, em substituição à juíza Luciane Buriasco de Oliveira, que se encontra de férias, afastou o presidente da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul, Eduardo Belotti.

Acolheu tutela antecipada proposta pelo Ministério Público Estadual, na pessoa do promotor de justiça, Marcus Vinicius Tieppo Rodrigues.

Dudu Belotti e mais cinco vereadores, Flávio Teixeira Sanches, José Humberto de Freitas, Maiquel De Gasperi, Elso Bandeira e Nilzete Pereira são suspeitos, segundo a denúncia do MPE do uso indevido do dinheiro público em promoção pessoal.

A acusação maior recai sobre o uso irregular da verba indenizatória, utilizada no abastecimento de veículos de uso pessoal, revisão e manutenção de carro, publicidade e contas telefônicas.

Como o atual presidente da câmara é o responsável por autorizar tais pagamentos como ordenador de despesas do legislativo, decidiu a juíza afastá-lo do cargo para que haja interrupção nesses gastos.

Na ação de Improbidade Administrativa, proposta pelo promotor Marcus Vinicius Tieppo Rodrigues, todos os valores utilizados pelos vereadores em gastos pessoais e em publicidade promocional, se considerados culpados, deverão ser devolvidos aos cofres públicos.

Além disso, se condenados, perdem o cargo e os direitos políticos.

O vereador Eduardo Belotti já se envolveu em problemas parecidos. Em Ação Popular, cujo autor foi exatamente o Dr. Flávio Teixeira Sanches, hoje vereador, acabou sendo condenado pela justiça. Entre as acusações estavam gastos indevidos com ligação telefônica e pagamento de combustível nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2008.

Nessa ação manteve o TRE a condenação dos vereadores da época, que deveriam devolver aos cofres públicos os valores gastos nessas despesas em 2006 e 2007.

Todos os vereadores da legislatura anterior tiveram suas candidaturas cassadas. Apenas Dudu Belotti conseguiu reeleger-se, diante de recurso ao TSE, cuja decisão monocrática da ministra Cármen Lúcia aceitou a sentença confirmatória do tribunal de Campo Grande, em 30 de novembro de 2009. Essa ação encontra-se em fase de recurso em alçada superior.

Com o afastamento do presidente Belotti deve assumir a presidência o vereador Maiquel De Gasperi.

(Fernandes dos Santos)
Fonte: Fonte: jovemsulnews
Post de: Nathally Bulhões
Enviar Comentar Imprimir Voltar Capa
© - Bulhões Digital. Todos os direitos reservados
www.bulhoesdigital.com.br
Fone: (67) 3260-1474 - Alcinóolis - MS