Chapadão do Sul
Jocelito diz que aumento do FIS veio em boa hora
Quinta, 09 de Fevereiro de 2012 - 16:13:56
Jocelito diz que aumento do FIS veio em boa hora

O Prefeito Jocelito Krug, presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), disse nesta quinta-feira, durante entrevista ao programa Bom Dia MS, da TV Morena, que o aumento do FIS (Fundo de Investimentos Sociais) veio em boa hora, principalmente para as prefeituras que dependem basicamente dos repasses constitucionais.


Krug se referiu a elevação dos valores do Fundo, que passou de R$ 2,750 milhões em 2011 para R$ 5 milhões este ano, o que representa uma elevação de 82%.

A maioria dos municípios do Estado depende das transferências do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) feitas respectivamente pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) e pela Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).


Segundo ele, com os valores, os prefeitos podem investir em vários setores da área social em seus municípios, como habitação, por exemplo, onde poderá haver a devida contrapartida das prefeituras e na capacitação de servidores das secretarias de assistência social.


Na entrevista, o Prefeito lembrou que o aumento dos recursos faz parte de um acordo selado com o governador André Puccinelli durante as discussões em torno do convênio do transporte escolar, ocorridas na semana passada na sede da entidade, em Campo Grande.


Ele observou que por lei, a verba destinada às prefeituras é repassada mensalmente obedecendo ao índice de recebimento proporcional do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do atual exercício financeiro.


Para Jocelito, a elevação dos valores, além de ser uma conquista dos prefeitos, permitirá maior ação social nos municípios, principalmente onde há maior necessidade de investimento nas camadas mais vulneráveis da população.


"O governador André Puccinelli foi sensível ao apelo dos municípios e não mediu esforços para nos atender, mas quem ganha com isso com certeza é toda a população de Mato Grosso do Sul", comemorou Krug, ao destacar o aumento dos recursos destinados a área social que é uma das prioridades da administração pública.



O primeiro repasse do FIS referente ao mês de janeiro, foi creditado na conta dos municípios na terça-feira, cujo montante estará disponibilizado nesta quarta-feira.



Na avaliação do presidente da Assomasul, o gesto do governador representa mais um incremento para dar continuidade aos programas e projetos desenvolvidos para promover a qualidade de vida da população.



O FIS financia programas de saúde, educação, assistência social, habitação e desenvolvimento agrário.

 

 

ocorreionews
Fonte: ocorreionews
Post de: Nathally Bulhões
Enviar Comentar Imprimir Voltar Capa
© - Bulhões Digital. Todos os direitos reservados
www.bulhoesdigital.com.br
Fone: (67) 3260-1474 - Alcinóolis - MS