Imagina você estar trabalhando e de repente se deparar com duas onças. Foi isso o que aconteceu com trabalhadores de uma empresa na tarde desta terça-feira (9), no município de Sonora (MS). O flagra chamou atenção e levantou debate nas redes sociais por conta dos felinos terem cores diferentes, sendo uma onça-preta e uma onça-pintada.
Apesar da cor e do nome popular serem diferentes, elas são da mesma espécie: a Panthera onca.
No vídeo, é possível ver as onças saírem de dentro da mata, cruzar uma estrada e voltar para o meio da vegetação. Uma delas até parou para olhar os “espectadores”, mas logo correu atrás da companheira.
A reportagem conversou com o veterinário Marcelo Mathias, que explicou que a diferença da cor dos animais não é tão incomum como parece.
“Em uma ninhada nascem às vezes dois, três filhotes normais e um preto. Se olhar de perto, as onças-pretas possuem as mesmas manchas pelo corpo que uma onça-pintada”, esclarece o especialista.
A pelagem escura é consequência de uma mutação genética que eleva a produção de melanina – proteína presente no corpo responsável pela pigmentação preta.
“As pessoas se enganam muito achando que a onça-preta é uma outra onça. Mas não é. A onça-preta é a mesma onça-pintada, é a mesma espécie, mesmo tudo, só a diferença é que a gente fala que ela é melânica, tem mais cor”.
g1 MS