Para impulsionar trade turístico em MS, Sebrae leva gestores públicos e empresários para WTM Latin America
O analista técnico do Sebrae/MS, Danilo Azevedo, acompanhou a caravana e explicou a relevância da iniciativa para fomentar o turismo como ferramenta para o desenvolvimento dos territórios. “O engajamento do trade turístico gera um efeito multiplicador para o desenvolvimento dos municípios do MS uma vez que os empresários dos pequenos negócios terão oportunidade de divulgar seus produtos e serviços, expandir sua rede de contatos e encontrar oportunidades que vão impulsionar seus negócios. Isso se traduz em aumento do fluxo de turistas, geração de emprego e renda, e fortalecimento da economia local”, detalhou.
Entre os gestores, estiveram representantes dos municípios de Dourados, Inocência, Jaraguari, Porto Murtinho, Paraíso das Águas, Amambai, Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã, Bandeirantes, Rio Verde de Mato Grosso, Maracaju e Bela Vista. Todas essas cidades são contempladas com ações de desenvolvimento oferecidas pelo programa Cidade Empreendedora.
Empresários e gestores públicos de MS participaram da caravana e acompanharam o evento em São Paulo
O propósito de viabilizar a presença dos empreendedores e gestores públicos em uma das principais feiras de turismo para a América do Sul é possibilitar que o ambiente de negócio local tenha acesso à inovação, tecnologia e mercados para alavancar as economias e impulsionar os territórios e atividades nos biomas Pantanal e Cerrado.
Tammy Riwlly Duarte da Silva é superintende de Turismo de Rio Verde de Mato Grosso e destacou que a participação na WTM permitiu expandir o conhecimento sobre medidas a serem tomadas na cidade, que está localizada no Pantanal. “A feira WTM 2024 é de extrema importância para as pequenas cidades turísticas do Mato Grosso do Sul. Ela permite visibilidade e expande o campo de conhecimento. Tive a oportunidade de dividir a mesa com o consulado chileno e absorver informações preciosas e mostrar minha cidade para um grupo japonês”, declarou.
Além das apresentações dentro da feira, a caravana fez visitas técnicas para conhecer metodologias de trabalho. O grupo esteve na avenida Paulista para conhecer um dos cartões postais de São Paulo que é o Masp (Museu de Arte de São Paulo), o Parque Trianon, o Espaço Itaú Cultural, entre outros pontos turísticos. Ainda realizaram caminhada pelo centro da capital paulista para identificar pontos de turismo e gastronomia. Ainda houve detalhamento sobre a realização de eventos, como Réveillon e a Parada LGBTQIA+.
Para agregar conhecimento, os gestores públicos puderam participar de mesa redonda com o cientista social e doutor em ciência política pela USP Humberto Dantas, bem como com a especialista em tendências e negócios da hospitalidade, turismo e cadeia de alimentos e bebidas Karyna Muniz. Outros convidados fizeram parte desse encontro técnico também.
Na WTM Latin America, representantes de MS puderam conhecer boas práticas e fazer networking
Ambiente de negócios facilitado
Neste ano, a WTM Latin América recebeu mais de 27 mil profissionais de viagem e ocupou mais de 7 mil metros quadrados, 20% de aumento com relação à edição de 2023. Estiveram presentes 500 agentes em viagens aéreas e rodoviárias de todas as regiões do Brasil, além de comitivas de 30 países.
Pelo lado empresarial, a responsável de Ecoturismo da empresa Joicetur, de Corumbá, Ana Karolina Orro Borges, destacou que o evento serviu para fortalecer laços com parceiros e garantir trabalhos de longo prazo. “Encontrei novos parceiros, fui rever antigos parceiros, fortaleci laços para ter networking e tudo muito orgânico. A gente consegue se aproximar de fornecedores, operadores, agências, agentes de viagem de olhar no crachá e começar a conversar. No caso de agentes de viagem, não é tão fácil encontrar pela internet e no evento você fala com eles pessoalmente e cria oportunidades”, pontuou.
Thais Ilha de Medeiros, gerente do Hotel Paraíso das Águas e representante comercial do Restaurante Casa do João, ambos em Bonito, comentou que a participação no evento representa oportunidade de fechar bons negócios. “Sobre a WTM, é uma das feiras com alto poder de negócios. Todos os anos fecho várias parcerias para o ramo hoteleiro e gastronômico”, comemorou a empresária.
Grupo também fez visitas-técnicas a atrativos turísticos de São Paulo
Cidade Empreendedora
Os municípios que integraram a caravana para a feira, são contemplados pelo programa Cidade Empreendedora – uma iniciativa executada pelo Sebrae/MS em parceria com as Prefeituras. Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer e atuar na melhoria do ambiente de negócios, o programa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a gestão municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações.
Em Mato Grosso do Sul, 36 municípios pertencem ao programa Cidade Empreendedora: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.