Camapuã-FigueirãoDestaques

PMA autua pescador em R$ 1,4 mil por utilizar petrechos proibidos na Piracema em Camapuã

Durante uma operação rotineira da Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste, empenhada na Operação Verde Guardião, uma equipe de patrulhamento fluvial flagrou, no último dia 20, às 17 horas, um pescador de 55 anos acampado às margens do Rio Coxim, na zona rural de Camapuã.

Ao realizar a abordagem, os policiais vistoriaram o acampamento e encontraram três redes de pesca e três tarrafas. Uma dessas redes, conhecida como “feiticeira,” destaca-se pelo seu alto poder de captura de peixes, apresentando quatro tipos de malhas com tamanhos de 38, 25, 18 e 14 cm, respectivamente.

O infrator estava preparando os petrechos proibidos para iniciar a prática da pesca predatória quando foi surpreendido pela ação policial, o que evitou a captura de qualquer pescado até o momento.

Embora não tenha efetuado capturas, o pescador foi autuado com base no artigo 42 do Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, que define como pesca qualquer ato em que o infrator esteja munido, equipado ou armado com petrechos de pesca na área de pesca ou a caminho dela.

Os petrechos proibidos foram apreendidos, e o infrator recebeu uma autuação administrativa, resultando em uma multa no valor de R$ 1.400,00. Além disso, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Camapuã, onde foi autuado em flagrante delito. Posteriormente, após o pagamento de fiança, responderá por crime ambiental de pesca predatória, cuja pena prevista é de um a três anos de detenção, além da aplicação de multa.

A ação reforça o compromisso das autoridades em coibir práticas prejudiciais ao meio ambiente e à fauna aquática, visando a preservação dos recursos naturais e a garantia da sustentabilidade das atividades pesqueiras na região.

Foto: PMA

Fonte: Maikon Leal

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!