Paranaiba e Aparecida do Taboado

Poder Judiciário prepara comemorações pelos 150 anos da comarca de Paranaíba

Por Roberto Chamorro

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul prepara as comemorações pelos 150 anos da comarca de Paranaíba, a segunda mais antiga de Mato Grosso do Sul.  Uma equipe precursora visitou a cidade nesta terça-feira (25), mantendo contato com o prefeito Maycol Queiros e com o Juiz dr. Plácido de Souza Neto para apresentar o projeto que comemora os 150 anos da comarca.

De acordo com o livro sobre comarcas de MS, editado pelo Tribunal de Justiça de MS, a comarca de Paranaíba foi criada em maio de 1873, mas somente foi instalada em 1874. O plano de ação que está sendo conduzido pelo presidente do TJMS, desembargador Sergio Fernandes Martins prevê uma série de ações para reverenciar os 150 anos de uma rica trajetória na história jurídica de Mato Grosso do Sul.

Em evento que deverá ser realizado em data a ser marcada no mês de outubro, a comarca de Paranaíba receberá uma sessão solene no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça, formado por 22 desembargadores.

O diretor de comunicação do TJMS, jornalista Carlos Kuntzel acompanhou a equipe precursora, identificando possíveis locais para os eventos e visitando órgãos de imprensa para falar da iniciativa. Ele ressaltou a importância da comarca na

História do Judiciário de MS.

“ Ao longo de sua existência, a comarca de Paranaíba desempenhou um papel crucial no desenvolvimento e fortalecimento do judiciário sul-mato-grossense. Seus magistrados e servidores contribuíram significativamente para a construção de uma justiça sólida, ética e eficiente. Vamos honrar a marcante influencia que a comarca de Paranaíba exerceu na consolidação dos princípios fundamentais do judiciário no Mato Grosso do Sul”

Ele enumerou a série de ações que estão previstas, entre elas, uma cápsula do tempo que será selada nas paredes do Fórum “Élio Robalinho Pereira”, com cartas de crianças de escolas públicas, de autoridades e personagens da cidade com mensagens que serão abertas em 2074 por ocasião do bicentenário da comarca.

Um totem esculpido em mármore, com o nome de todos os magistrados que passaram pela comarca, desde 1874,  será implantado diante do Fórum representando os 150 anos de excelência jurídica. Um selo comemorativo será lançado junto com os Correios ao mesmo tempo em que placas comemorativas serão fixadas em pontos, cujo endereço guardam laços com a história do Judiciário.

blogdobolsao.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!