AgronegóciosCanaisDestaquesGeral

Por causa da celulose, florestas plantadas crescem 15% em MS e chegam a 1,5 milhão de hectares

Por Liana Feitosa

A área ocupada por florestas plantadas em Mato Grosso do Sul cresceu 15% em 2024 em comparação com 2023. Os dados são do projeto Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) e indicam que o aumento foi o maior registrado no país neste ano.

O aumento é de cerca de 275 mil hectares de florestas plantadas de um ano para o outro. Ao todo, Mato Grosso do Sul tem seis plantas de celulose confirmadas, fazendo com que o estado tenha, atualmente, a segunda maior área de florestas plantadas do país, chegando a 1,5 milhão de hectares.

De acordo com a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação), 98% dessa área é destinada ao cultivo de eucalipto, utilizado principalmente pela indústria de papel e celulose.

Dos 10 maiores municípios brasileiros em termos de área de florestas plantadas, 5 estão em Mato Grosso do Sul, ocupando as 4 primeiras posições.

 

Conforme o ranking nacional, Ribas do Rio Pardo ocupa a 1ª posição no Brasil, com 420,5 hectares de florestas plantadas; Três Lagoas está na 2ª posição, com 311,9 hectares; Água Clara em 3º, com 163,1 hectares; Brasilândia em 4º, com 150 mil hectares. e Selvíria em 6º, com 106,5 hectares.

Renda obtida das florestas

A celulose foi o produto florestal mais exportado por Mato Grosso do Sul no primeiro semestre de 2024, obtendo o maior faturamento entre todos os produtos vendidos pelo agronegócio sul-mato-grossense nesse período, com renda de US$ 1,059 bilhão em exportações.

Desafios

Diante da expansão do setor, o governo do estado tem o desafio de melhorar sua logística. Para ajudar nisso, foi criada a Rota Celulose, que abrange rodovias que cortam MS.

Além disso, tem a questão ferroviária. “Todos os nossos clientes e empresas estão indo para Santos, onde eles têm seus terminais privados. Por isso temos que criar um canal adequado para levar esse produto a Santos”, pontuou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Atualmente, o setor florestal gera 15 mil empregos diretos e 12 mil indiretos, e tem uma participação de 17,8% no PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul.

Floresta plantada de eucalipto (Foto: Divulgação CNA).

midiamax.uol.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!