

Há 39 anos, o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) tem sido palco de importantes debates, decisões e avanços para a sociedade. Agora, um novo capítulo será escrito com a construção de um novo espaço, mais amplo, moderno e preparado para atender às demandas do presente e do futuro.

O novo plenário, projetado pelo arquiteto Paulo Delmondes, terá infraestrutura de ponta, garantindo mais conforto, acessibilidade e tecnologia para os parlamentares, servidores e cidadãos. Além disso, a modernização permitirá um ambiente mais eficiente e adequado às necessidades legislativas, reforçando o compromisso com a transparência e a participação popular.

“Após a aprovação, oficialmente apresentamos o projeto arquitetônico do novo plenário da Assembleia Legislativa, que terá capacidade para receber 700 pessoas. A obra deverá ser iniciada em junho e prepara o Poder Legislativo para os próximos anos. É um sonho, pois o avanço representa não apenas uma melhoria estrutural, mas um reflexo do compromisso dos deputados estaduais com a inovação e a eficiência no serviço público”, disse o presidente Gerson Claro (PP), logo que abriu a sessão ordinária desta quinta-feira (27).

Para o presidente, a construção do novo espaço reafirma a importância do Legislativo como um pilar fundamental da democracia, onde é garantido que as vozes da população sejam ouvidas e representadas com ainda mais qualidade e estrutura.
O atual plenário, Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, foi entregue em 1986, durante a Segunda Legislatura, com a presença do então, governador Wilson Barbosa Martins.
Por: Heloíse Gimenes Foto: Luciana Nassar
al.ms.gov.br