AlcinopolisDestaques

Visita de estudantes de Alcinópolis na ALEMS é marcada por reconhecimento à cultura

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu nesta manhã (14) a visita de estudantes de dois municípios. De Alcinópolis, os integrantes da Banda Iulle Martins Rezende receberam Moção de Congratulação em reconhecimento ao seu trabalho musical. De Anaurilândia, vieram alunos da Escola Estadual Professor Ezequiel Balbino, do Projeto Educacional Conhecendo os Três Poderes.

Deputados e deputadas da Assembleia Legislativa deram as boas-vindas aos estudantes que estavam no plenário. Gerson Claro (PP), deputado e presidente da ALEMS, cumprimentou todos os estudantes. “Agradeço a presença dos alunos de Anaurilândia e da banda e registro aqui a importância da arte rupestre local, eu que sou formado em história. E o município de Alcinópolis, segundo estudos, contém mais de 50% da arte rupestre estadual”, disse.

O deputado e 1º secretário da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB) é autor da Moção de Congratulação dirigida e entregue aos integrantes da Banda Iulle Martins Rezende. “Estamos recebendo hoje a banda referência de Mato Grosso do Sul, número um, do município de Alcinópolis, que fica ao norte de nosso Estado”, informou.

A deputada Gleice Jane (PT) destacou que conversando com o grupo de estudantes, ouviu uma sugestão. “Eles querem implantação de música na escola pública, uma maior implementação das Artes na Educação”, informou. O deputado Junior Mochi destacou a relevância da banda. “Um orgulho para Alcinópolis, várias vezes campeã estadual. A moção é extremamente importante para o grupo”, relatou.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) destacou a organização da banda. “Conheço o trabalho do maestro, a sede da banda, é muito bem estruturada. Cumprimento os professores e falo sobre a importância de trazermos a arte a cultura para dentro das nossas escolas e a diferença que isso faz na formação de nossos cidadãos e cidadãs”, disse

Dalmy Crisóstomo da Silva (DEM), prefeito de Alcinópolis, destacou a importância da banda. “Nossa banda é uma referência aqui no Estado, e nacionalmente, trabalhamos com esse projeto há vários anos com as nossas crianças, ganhando em competições, inclusive internacionais, e teve a oportunidade de no primeiro congresso entre os municípios, trazer a nossa banda para fazer a abertura. Esse momento ficará registrado na memória de todos”, ressaltou.

Jackson de Oliveira, maestro da banda, falou da importância da visita à Assembleia Legislativa e sobre o reconhecimento à banda. “A gente trabalha com a criança, adolescente e jovem que vem de uma cidade pequena do interior, em sua maioria ainda não conhecem essa Casa tão importante para a formação do cidadão. Isso agrega na questão cultural educacional deles. Estão tendo este privilégio de conhecer essa realidade hoje. É maravilhoso, um trabalho que existe há 22 anos. Nos dedicamos, uma paixão mesmo, para que a cultura, por meio da música instrumental, seja divulgada em nosso Estado e quando alguém do Poder Público reconhece isso como um trabalho de extrema importância, a gente realmente fica feliz. É um combustível a mais para que façamos cada vez melhor”, concluiu.

Ronildo dos Santos, músico-fundador, relatou sua trajetória. “Estou na banda desde 2001, hoje sou um músico fundador, junto com a constituí família, hoje tenho três filhos, a minha esposa toca trombone, meu filho é baterista, o outro filho é trompetista e a de 6 anos é a baliza da banda. É um privilégio, uma dádiva muito grande construída junto com o maestro. É de suma importância estar em um lugar como esse, um privilégio conhecer o gabinete de um deputado, a Assembleia Legislativa que rege a Leis”, destacou.

Anaurilânida

Em visita à Casa de Leis nesta terça-feira (14), a diretora da Escola Estadual Professor Ezequiel Balbino considerou positiva a experiência. “Estar em Campo Grande, Capital do Estado é a primeira vez para a maioria deles. Somos de uma unidade escolar estadual da zona rural, Distrito Vila Quebracho de Anaurilândia, e conhecer o Poder Legislativo é um sonho também para eles”, explicou a diretora da escola Estadual Professor Ezequiel Balbino, Paloma Bispo Angelis.

A visita à Capital integra parte do “Projeto Educacional Conhecendo os Três Poderes” que inclui teoria e prática desenvolvido pela escola. “Eu estou muito feliz em conhecer onde são elaboradas as leis estaduais e agradecer a recepção da Assembleia que nos recebeu muito bem e orientou toda nossa visita”, destacou a aluna do 8º ano, Júlia Isabele Ramiro, que fez parte da comitiva de 37 estudantes e professores do ensino fundamental e médio.

Além de percorrer os corredores, conhecendo a estrutura do Poder Legislativo, os estudantes acompanharam o início da sessão plenária e foram mencionados pelo presidente, deputado Gerson Claro (PP).

Visitas Institucionais

As visitas institucionais de estudantes de escolas públicas e particulares aproximam o Poder Legislativo da juventude e comunidade escolar. Para agendar a visita institucional guiada é necessário entrar em contato com a Gerência de Cerimonial da ALEMS, por meio do contato: (67) 3389-6359/6232.

 

Por: Christiane Mesquita e Glaucia Jandre   Foto: Luciana Nassar

https://www.al.ms.gov.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!