Camapuã-FigueirãoCanaisDestaques

Figueirão – Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde fala sobre Obesidade

No dia 04/03 foi o Dia Mundial da Obesidade e a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Nutrição, coordenado pelo nutricionista Kaio Queiroz, destacou a importância deste tema:
O Ministério da Saúde define a obesidade como uma doença crônica, recidivante, multifatorial e que possui herança poligênica (nem todos os indivíduos ganham a mesma quantidade de peso quando expostos a dietas hipercalóricas), sendo ainda dependente da interação genes-ambiente (padrões de consumo de alimentos e de estilo de vida, individuais ou familiares).
Também de acordo com o Ministério da Saúde, ela está associada ao desenvolvimento de complicações metabólicas que aumentam o risco para doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, diversos tipos de câncer (como o de cólon, de reto e de mama), cirrose, entre outras, reduzindo a qualidade e a expectativa de vida.
Pessoas com obesidade são constantemente envergonhadas e culpadas porque muitos – incluindo médicos, formuladores de políticas e outros – não entendem completamente a obesidade, que, como todas as doenças crônicas, tem causas profundas e complexas provenientes de fatores dietéticos, de estilo de vida, genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais.
Por ser uma doença complexa, o tratamento também será complexo, não temos como resolver um problema simples da nossa vida de forma simples, com as doenças funciona da mesma forma.
E citando uma fala do MS, ainda há muito a fazer, incluindo restringir a comercialização de alimentos e bebidas com alto teor de gorduras, açúcar e sal para crianças; tributar bebidas açucaradas e proporcionar melhor acesso a alimentos saudáveis; abrir espaço para caminhadas, ciclismo e recreação seguros nas cidades; ensinar às crianças hábitos saudáveis desde a infância.
Devemos como sociedade, quebrar nossos preconceitos e abrir a mente para o conhecimento, para que não reproduzamos mais falas como “ah, para fulano emagrecer e deixar de ser obeso é só fechar a boca”, quando se é sabido que não é somente isso e sim um leque de fatores, sendo um deles o psicológico, onde ouvir comentários deste tipo, pode afetar a psique da pessoa e desencadear uma série de reações, até mesmo um tipo de Transtorno Alimentar.
De acordo com dados do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, no nosso município, de crianças a adultos, temos 333 obesos, sendo o público avaliado de 1204 pessoas, ou seja, 27,66% da população com obesidade.
Que possamos então nesta data em específico, nos conscientizar sobre a obesidade e tomar iniciativas para melhorar nossa alimentação e daqueles ao nosso redor, um bom começo é seguir os 10 passos para uma alimentação saudável, de acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira, que foi elaborado pelo Ministério da Saúde, conforme banner anexo.
O Dia Mundial da Obesidade foi no dia 04/03, mas, as ações para e o enfrentamento dela, devem acontecer todos os dias, em todas as esferas da sociedade.
Assessoria de Comunicação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!