CanaisChapadão do SulDestaques

“FORMANDO Trabalhadores para o Mercado”. Instalação da IFMS é um marco histórico em Chapadão do Sul

As forças políticas de Chapadão do Sul promoveram uma importante “força tarefa”  e conseguiram trazer uma unidade do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) que vai implantar novo sistema de educação e formação de mão de obra qualificada no município.  Os poderes Executivo e Legislativo mostraram excelente trânsito junto ao Governo do Estado nas tratativas que começaram no ano passado. A solenidade  foi realizada na noite de ontem na Câmara de Vereadores com as presenças da reitora Elaine Borges Monteiro Cassiano e membros do primeiro escalão do IFMS, vereadores, representantes do Poder Executivo, de várias entidades sul-chapadenses e da região. O lema do encontro mais importante da Câmara de Vereadores dos últimos anos foi “Formando Trabalhadores para o Mercado de Trabalho”

Trata-se de uma grande conquista para a formação de trabalhadores de Chapadão do Sul e nas cidades da região. O município é o de maior densidade populacional em crescimento em MS. Algumas indústrias ainda precisam importar trabalhadores de outros estados em setores cuja mão de obra  necessita de qualificação de ponta. A instalação do IFMS significa um passo gigantesco na economicidade das relações de contratações de trabalhadores na cidade e região com a oferta de pessoas qualificadas no mercado.

O IFMS já tinha o aval do governador Eduardo Riedel ao prefeito João Carlos Krug. No ano passado ele e o vereador André dos Anjos  foram acompanhados pelo deputado federal Dagoberto durante reunião com a reitora Elaine Borges Monteiro Cassiano. O trânsito politico nesta tratativa foi fundamental porque o IFMS é a “menina dos olhos” da Bancada Federal de MS. Através dela importantes recursos do Governo Federal são liberados para a infraestrutura do Instituto como a construção de um campus tecnológico em Chapadão do Sul nos próximos anos.

Prefeito João Carlos Krug

O prefeito destacou que uma ata histórica do evento foi produzida durante a reunião dos Poderes Executivo e Legislativo com a comitiva que acompanhou a reitora na cidade ontem. Segundo ele o município cresce de forma acelerada e necessita de respostas operacionais cada vez mais rápidas como a contratação de mão de obra qualificada, com a teoria aliada à pratica. Agradeceu a parceria com o Governo do estado nesta empreitada que coloca Chapadão do Sul em outro patamar, gera economicidade nas relações de trabalho e eleva o nível de educação de jovens.

Presidente da Câmara Alirio Bacca

Sobre o assunto o presidente da Câmara de Vereadores, Alírio Bacca, informou que o Instituto Federal vai funcionar provisoriamente junto à escola técnica Arlindo Neckel inicialmente com dois cursos. O IFMS tem como objetivo oferecer educação profissional de nível médio, com a oferta de cursos técnicos integrados para estudantes que tenham concluído o ensino fundamental, e também para jovens e adultos. O Instituto é uma instituição que faz parte do programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Ministério da Educação.

Reitora do IFMS Elaine Borges

O foco do IFMS é o Técnico Integrado com o Ensino Médio e Escola Técnica para alunos que ingressam e saem com uma formação. Mas o IFMS tem dezenas de outras modalidades, incluindo bolsas de estudos pagas de acordo com os critério de admissão. É uma instituição educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com forte inserção na área de pesquisa aplicada e na extensão.

chapadensenews.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor. Desabilite seu bloqueador de Anúncios e Pop-UP para uma melhor experiência!